A liberdade é um dos bens mais preciosos que podemos conquistar. Em Portugal, o 25 de Abril de 1974 simbolizou o despertar de uma nação inteira para um novo futuro, baseado na possibilidade de escolha, de expressão e de construção de vida. 

Este ano celebramos 51 anos dessa conquista. E, ainda hoje, esta mensagem continua a ecoar nas nossas vidas. Mas a liberdade é também essencial nas nossas carreiras. 

Quantos profissionais continuam a viver “presos” a realidades que já não os representam? Quantos permanecem em funções, empresas ou caminhos que já não se alinham com quem são, com o que valorizam, com o que sonham? 

Tal como o 25 de Abril nos ensinou, a liberdade não é algo que nos é dado. É algo que se conquista com consciência, coragem e ação. 

Liderar a sua carreira: um ato de liberdade 

Se você não liderar a sua carreira, alguém ou algo o fará por si. E, muitas vezes, sem considerar quem você é ou aquilo que verdadeiramente deseja. 

Liderar a carreira é assumir o controlo consciente das suas escolhas profissionais. É reconhecer quando um ciclo chegou ao fim e é hora de construir algo novo. É definir para onde quer ir, como quer crescer e quem quer impactar. 

Tal como um povo encontrou a coragem de transformar o seu futuro num contexto de incerteza e esperança, também cada um de nós pode encontrar a coragem de transformar o seu caminho profissional. 

3 passos para assumir a liderança da sua carreira 

1. Tomar consciência do seu estado atual: 

Olhar de forma honesta para a sua realidade profissional: está alinhada com quem você é e com o que quer para a sua vida? 

2. Reconectar-se com os seus valores e propósito: 

Identificar o que lhe dá sentido, energia e motivação. O seu trabalho atual respeita o que é essencial para si? 

3. Desenhar um plano estratégico realista: 

Definir passos concretos para aproximar a sua carreira da vida que deseja, respeitando a sua realidade e os seus recursos. 

Conquistar a liberdade na carreira é um processo, não um salto. É uma sequência de pequenas ações conscientes que o aproximam da sua verdade. 

Um convite à ação 

Neste 25 de Abril, proponho-lhe uma reflexão: 

  • Onde é que ainda está preso na sua carreira? 
  • Que mudança significaria um gesto de liberdade para si? 
  • O que seria liderar, de forma consciente, o seu percurso daqui para a frente? 

Talvez não precise de uma revolução ruidosa, mas sim de uma decisão tranquila, firme e alinhada consigo. 

Se sente que está na hora de dar o primeiro passo para se libertar e redesenhar a sua trajetória profissional, pode começar com o Workshop Gratuito “Como construir uma carreira motivante sem perder a estabilidade financeira” que criei a pensar em si. Pode aceder aqui: https://lourdesmonteiro.com/treino/ 

A liberdade de ser quem é também se constrói através da sua carreira. 

Hoje e todos os dias.