Sempre fui curiosa, inquieta e tive muitos interesses. Na altura de escolher o que estudar, dei por mim a optar por um curso de Gestão, porque seria o que “teria mais saída”. Ainda assim, construí uma carreira que me faziam crer ser bem-sucedida. Só que eu não me revia no que fazia e o custo de permanecer nesse caminho foi crescendo. Nesse percurso, a certa altura comecei a liderar equipas. Com o exercício de liderança percebi que aquilo que me entusiasmava verdadeiramente eram as pessoas. Garantir que compreendiam as constantes mudanças e que tinham as condições para estarem no seu melhor. Talvez por essa componente do meu trabalho, tentei adaptar-me e manter-me na carreira que já tinha construído até ali. Acreditei que, aos 30, já tinha o “rótulo da Financeira” e que era tarde para mudar de função, de área. Por isso, troquei de empresa na esperança de que o desconforto desaparecesse. Só que este manteve-se e, pior… tornou-se insuportável!
Em jeito de desabafo, numa sexta-feira à noite, dei por mim a dizer em voz alta: “Quero mudar de carreira.”. Expressar essa vontade gerou em mim alívio e esperança. Agi de imediato. Foi nessa altura que descobri a Lourdes Monteiro e que a minha transformação se iniciou. Ganhei confiança, clareza e um plano acionável. Decidi transitar para a área dos Recursos Humanos. Por isso, à noite estudava e, de dia, lá continuava no trabalho que me drenava. Até que percebi que assim não iria ter energia nem tempo para implementar a mudança que desejava. Enchi-me de coragem, fiz um plano financeiro e despedi-me. Nos meses seguintes mantive-me focada e candidatei-me de forma estratégica ao que sabia que me motivava. Nos bastidores, geria o meu mindset e rodeava-me de aliados. Consegui exactamente o que eu queria: trabalhar na área de Cultura Organizacional de uma grande Consultora. Foi a primeira vez que senti significado no que fazia.
Adorei toda a experiência e fiz imensas coisas que aprecio, desde escrever artigos, moderar conversas, dar palestras e até formação. E como a vida é feita de ciclos, quando senti que já tinha aprendido tudo o que precisava ali, mudei de organização. E, qual não é o meu espanto quando me vejo a viver de novo um grande desalinhamento de valores, de responsabilidades… Não entendi como era possível voltar a esse lugar. Lutei contra isso até à exaustão física, mental e emocional. Sim, tive um Burnout. Durante esse tempo, questionei-me várias vezes: Que estilo de vida quero ter? E como é que o meu trabalho pode servir melhor a minha vida e a vida dos outros?
Foi aí que percebi que precisava de mais duas coisas para além do significado: liberdade e impacto. Decidi trabalhar por conta própria. E foi nesse momento que o coaching e a mentoria se tornaram escolhas de carreira conscientes. Hoje, ajudo pessoas a gerir, (re)desenhar as suas carreiras e a fazerem escolhas intencionais e alinhadas consigo, trazendo-lhes energia, equilíbrio e significado.
É possível que se tenha identificado com algumas partilhas que fiz. Que queira repensar a sua carreira e gerar mudanças. E que sinta medo, dúvidas, pressão externa. Eu conheço bem esse lugar. Já estive aí, mais do que uma vez. E conheço também o que há do outro lado: autoconhecimento, poder e liberdade. Foi por isso que me juntei à Lourdes Monteiro e ao Career Redesign®. Porque acredito profundamente na capacidade de reinvenção das pessoas quando querem fazer algo por si.
Sou Coach com Certificação Acreditada pela International Coaching Federation, tenho o Mestrado Executivo em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (INDEG – ISCTE), Pós-graduada em Marketing Digital (Universidade Europeia) e licenciada em Gestão Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
É um livro e também uma série de 10 Podcasts! Nestes pode conhecer as histórias de Portugueses que se propuseram ao caminho da realização profissional e que por isso hoje se sentem mais felizes.
Saber mais