Hoje escrevo com o intuito de clarificar o significado, a relevância e a utilidade sobre este tema. Afinal de contas, o que é o Career Redesign?

O nome por si só já dá uma excelente pista, mas para que não fiquem dúvidas, Career Redesign é um processo, criado para apoiar mudanças de realidade profissional. Utiliza na sua base, a metodologia Business Model You®, na qual se identifica de forma prática e pragmática a proposta de valor de cada um, como se de um negócio se tratasse. Esta é aliás, uma tendência alinhada com o que o mercado pede, pois cada vez mais as empresas, instituições e os clientes ao contratarem alguém, querem saber de que forma aquela pessoa vai dar resposta à sua necessidade, e quais as mais valias que lhe vai aportar. Nunca fez tanto sentido como agora, a aposta no nosso próprio modelo de negócio pessoal e, na gestão da nossa carreira que tende a ser cada vez mais longa.

Naturalmente que muitos questionam se isto do Career Redesign é coaching. Faço sempre questão de fazer saber que “isto não é coaching“, “isto”, é um processo multidisciplinar que utiliza práticas e ferramentas de coaching, em momentos específicos do processo, mas utiliza também práticas de mentoring e de orientação. Num processo de mudança de realidade profissional, não é esperado que a pessoa que pretende mudar, saiba tudo o que precisa, para gerir riscos e potenciar resultados. É esperado sim, que a dada altura seja capaz de definir de forma concreta a sua Visão de futuro e identifique que recursos chave já possui, e quais necessita adquirir para poder ativar as atividades chave que a levará aos resultados desejados.

Quem procura o Career Redesign?

Pessoas que estão a trabalhar, mas que por variados motivos sentem que a realidade atual, não lhe é adequada:

  • Sentem-se desmotivadas e desconectadas, quer do contexto em que se inserem, quer em relação à própria atividade ou à forma de a realizarem. Muitas vezes este cenário é provocado por mudanças do negócio em que estão inseridas, atendendo inclusive à necessidade de adaptação do seu setor, ao mercado.
  • Colocam a hipótese de terem realizado um percurso que não será o melhor para si, mas não sabem de todo, que alternativa perseguir. Não raras vezes, as pessoas acabaram por seguir recomendações de outros que acreditavam saber o que seria melhor para si.
  • Sentem um apelo para realizar uma atividade específica, mas surgem ao seu redor muitas vozes que “sugerem” que talvez não seja boa ideia e, bom seria permanecer tal qual está! É importante ter consciência dos riscos, mas ainda é mais importante conseguir viver consigo mesmo sabendo que pelo menos tentou e não se ficou pelos “se”…
  • Desenvolveram o seu próprio projeto de negócio e, de repente colocam-no em causa, pelo impacto que a gestão do mesmo lhes provoca nos equilíbrios globais de vida (ou melhor será dizer, nos desiquilibrios)…

Que resultados proporciona o Career Redesign?

Os Resultados são variados. Desde,

  • A aquisição de foco e capacidade de concretização de objetivos que até ali, não existiam,
  • Ao ganho de novas perspectivas sobre si próprio e sobre a relação com os factores causadores de dor na realidade inicial,
  • À conquista de convicção de que é possível a alteração da realidade, pois são mapeados todos os recursos a alavancar, de uma forma sustentada, pragmática, gradual e realista,
  • E acima de tudo e muito importante, o ganho de autenticidade e serenidade em relação a si próprio.

Resumindo, Career Redesign é um processo que vem tornar possível, dar resposta aquelas pessoas que acreditam que podem marcar uma diferença maior, no sentido das suas motivações internas, de forma alinhada com o que o contexto externo permite.