Esta é a pergunta que provavelmente o(a) acompanha há já algum tempo. Seguida muitas vezes de uma outra questão: o que ganho com isso? Principalmente quando lhe disponibilizamos tanto conteúdo criado especialmente para si, a fim de suportar uma reflexão sustentada sobre a sua situação profissional.

É verdade, que são muitos aqueles que ao lerem o livro Quero, Posso e Mudo de Carreira ou até ao ouvirem o Podcast com o mesmo nome, têm uma epifania e desbloqueiam algo. Uma decisão, uma nova ação e com isso uma sensação de que vale a pena procurar pessoas e conteúdos que falem sobre a sua questão específica.
Absolutamente! Também eu leio e procuro conteúdos específicos, estudo-os a fundo, frequento formações. Mas quando chega a altura de resolver o problema de fundo, a vida tem-se encarregado de me mostrar que vale a pena pedir ajuda.

As pessoas que acompanhamos dizem muitas vezes: ‘se eu soubesse disto mais cedo, já tinha pedido ajuda’. Só que há um tempo certo para cada um. Mais cedo ou mais tarde, chega aquele momento em que é preciso reconhecer que se chegou ao beco sem saída e é preciso tirar as teimas. Avaliar se ‘eu sou o problema’. Se ‘tudo isto que sinto é um perfeito capricho ou disparate’.

É para isso mesmo que fazemos a sessão exploratória.
Quando entra em contacto connosco, nós fazemos-lhe 3 perguntas.
Lemos cuidadosamente as suas respostas e somos as primeiras a dizer-lhe se vale ou não a pena avançar para sessão exploratória. Quando sabemos que não o(a) podemos ajudar, recomendamos-lhe parceiros idóneos de competência comprovada aos quais pode recorrer.

Quanto mais depressa souber quem é a ajuda certa para si, mais depressa encontrará a sua tranquilidade. Acreditamos nisso.

Se o que partilha connosco se enquadra na nossa capacidade e competência, convidamo-lo(a) a agendar a sessão com uma de nós. Aquela que porventura terá maior alinhamento com o seu caso, com a qual terá maior potencial de identificação e empatia.

E eis que chega à sua sessão exploratória. 60 minutos. Inteiramente seus. Dedicados a si. Muitos chegam ansiosos, nervosos, reticentes, mas isso dura 2 minutos. Somos peritas na arte de bem acolher, de cuidar. Criamos por isso condições para que se sinta seguro(a).

Criado o conforto, aprofundamos o que connosco partilhou antecipadamente por escrito. Vamos querer explorar consigo a forma como tomou decisões até hoje, o que o(a) influenciou, o que o(a) impactou pela positiva e pela negativa também.
No final devolvemos-lhe feedback à luz dos pilares de uma gestão de carreira sustentável. Partilhamos consigo o que já está presente e o que ainda não está e pode estar. O que demonstra já ter do seu lado, e que novas perguntas o podem ajudar a descobrir o que falta.

Para muitos, esta sessão foi o suficiente para seguir em frente.

Para outros, fica claro que é preciso fazer caminho. Alguns decidem fazê-lo connosco e outros procuram ajudas mais específicas atendendo ao feedback que saiu da sessão.

Quando você decide que é connosco que quer caminhar e nós acreditamos que o podemos ajudar, propomos-lhe os moldes de trabalho. Hoje em dia, há diversas formas de o fazer. Há diferentes preços também. Mas independentemente do que faça, o seu compromisso tem de estar lá. Ser irrevogável. O nosso também.

Sentiu ressonância com o que partilhámos sobre a Sessão Exploratória? Clarificou o alcance e impacto que pode ter na sua vida? Então é porque poderá estar na altura certa para a realizar.
Se a resposta for ‘Não’, continue à procura. Avance quando não tiver dúvidas de que encontrou o que procura. Só aí poderá desbloquear.

 

Foto de Artem Podrez no Pexels