Lourdes Monteiro

Como tantas outras crianças, lembro-me de querer ser bailarina e depois estilista. No entanto, quando chegou a altura de escolher “a sério”, a dança e o design ficaram para trás. Elegi a Economia. Era fácil lidar com a matemática e os números, e além disso pareceu-me que essa escolha me traria uma vida financeira confortável.

Terminada a licenciatura, tive de imediato uma oportunidade de trabalhar em formação e facilitação de grupos. Gosto de comunicar, ensinar e ajudar outros a aprender. Senti-me com imensa sorte, principalmente quando comparava a minha situação à dos meus colegas que saltitavam de estágio em estágio sem qualquer remuneração e perspectivas futuras.

Decorrido pouco tempo deparei-me com áreas que me eram desconhecidas, mas fascinantes. Descobri o yoga e decidi tornar-me instrutora.  Nesta mesma fase de vida, engravidei. O critério da estabilidade sobrepôs-se a tudo o resto. Optei por não mudar de carreira. Opção essa com a qual me debati durante longos anos.

Uma reestruturação seguida de um despedimento coletivo na entidade onde colaborava, foram a oportunidade perfeita para uma mudança. Abrir um negócio próprio em consultoria financeira. Foi um período de grande aprendizagem em que conheci todo o tipo de pessoas.

Contudo uma crise financeira instalou-se e mudaram as regras do jogo dos brokers. Por isso, decidi regressar à formação. Só que desta vez os temas da área financeira deram lugar a temas da área comportamental. Tinha sede de compreender aquilo que nos faz agir de uma certa forma, os fatores que influenciam os Clientes a comprar, como podemos ultrapassar as nossas limitações e crescer enquanto seres humanos. Inevitavelmente depois da formação comportamental, conheci o Coaching e complementei com este, o meu portfólio de competências.

Fui mudando de empresa, tendo como principal critério a empregabilidade.

Durante este percurso, fui-me apercebendo que aquilo que fazia profissionalmente não me realizava. Tinha a sensação de que “não era bem aquilo”. Mas não tinha respostas concretas. Numa idade em que é esperado termos ‘bem resolvida’ a área profissional, eu senti várias vezes o embaraço de não saber responder à pergunta “Mas então o que é que queres fazer?

A certa altura fiquei farta de estar farta! No final de 2018 decidi que tinha de mudar, e isso revelou-se das decisões mais importantes da minha vida. Pedi ajuda e iniciei um processo imersivo e de procura de novas experiências. Descobri a Facilitação Visual e comecei a fazer Graphic Recording. O desenho, que tinha ficado perdido algures no futuro da miúda que queria ser estilista, voltou à minha vida, agora como ferramenta de comunicação ao serviço de grupos.

Aprendi também que não sou aquela pessoa que tem um propósito único. Tenho vários. De tempos a tempos, preciso de fechar ciclos. Ir aprendendo e fazendo coisas que podem ser tão diferentes como finanças, psicologia ou ilustração e caligrafia.

Com a chegada da pandemia de covid19 veio um novo desafio: a necessidade de me reinventar num momento inesperado. Foi neste momento que reencontrei a Lourdes Monteiro. Juntas aliámos forças e decidimos co-criar o  Acelerador Career Redesign® para dar resposta aos inúmeros pedidos de ajuda que surgiram na fase de confinamento.  Já conhecia a Lourdes Monteiro e tinha acompanhado a criação do projeto Career Redesign®. Nunca tínhamos trabalhado juntas, mas ambas tínhamos essa vontade. A Lourdes sempre me tinha transmitiu grande competência, profundidade e tínhamos uma inexplicável empatia entre nós.

Por isso hoje estou a apoiar outros que procuram a realização profissional. Que se sentem algo perdidos e precisam de um olhar de fora. Tal como aconteceu comigo. Em paralelo continuo a explorar as áreas que resgatei da minha infância.

Qualificações

Sou licenciada em Economia pelo ISEG (Universidade Técnica de Lisboa), Pós Graduada em Gestão pelo INDEG/ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), Certified Associate Coach pela ISPC – International School of Professional Coaching, DiSC Certified Trainer pela Wiley, Accredited Practitioner do “Integrated Mastery Index” (Modelo Eneagrama de Personalidade) e do “Team Discovery Day” (Modelo Eneagrama de Personalidade para Equipas de Elevado Desempenho), pela Ennea International, e Formadora com CCP.

Nos últimos 10 anos, tenho apoiado Líderes e Profissionais em empresas de vários setores, no desenvolvimento das suas competências de liderança, comunicação e relacionais. Juntei-me à marca Career Redesign®, com o propósito de apoiar outros que procuram a realização profissional.

Quero, Posso
e Mudo de Carreira

É um livro e também uma série de 10 Podcasts! Nestes pode conhecer as histórias de Portugueses que se propuseram ao caminho da realização profissional e que por isso hoje se sentem mais felizes.

Visite queropossoemudo.pt

Contactos

  • tel .+ 351 912 451 966
  • email .