Uma das razões mais frequentes para deixar a Organização, é a falta de oportunidades de “progressão” de carreira. Além disso, a maioria das pessoas acredita que é a sua chefia quem detém a responsabilidade de levantar avante o processo de gestão da carreira dos seus colaboradores. Fará sentido que assim seja, se o principal interessado é você? Acredita que há alguém que o conheça melhor que você próprio e, que fará a melhor escolha por si?…
Gerir a carreira é em primeiro lugar, responsabilidade sua. É acima de tudo a arte de gerir a sua relação com o trabalho ao longo do tempo, atuando de forma consistente sobre os insights que vai obtendo sobre si próprio, decorrentes da sua relação com os outros (colegas, chefias, clientes) e sobre fatores externos como os tecnológicos, económicos, sociais entre outros.
Todos evoluímos enquanto pessoas, os mercados estão em constante mudança e como tal, é necessário alterar com regularidade o seu modelo de negócio pessoal. Para o suportar nesse exercício, existem 3 questões fundamentais e às quais deverá responder:
1. É altura de ascender?
Esta é a questão a colocar quando gosta do que faz, do seu papel e aprecia estar na sua Organização atual. Contudo deseja crescer. Tal não significa obrigatoriamente uma promoção. Pode implicar maior responsabilidade acompanhada de ajustes na compensação, ou mudar para outro papel que represente desafio e oportunidade de aprendizagem, independentemente da compensação.
2. É altura de sair?
Esta é a questão mais adequada, quando sente que não se identifica com o seu papel, ou com a Organização, ou até com a profissão. A resposta a esta pergunta, não passa necessariamente pela saída da empresa onde está!
Pondere as suas opções dentro da Organização, como sejam a saída da equipa onde se insere hoje, ou do papel atual ou inclusive a separação da sua atual chefia. Para potenciar hipóteses reais no contexto onde se encontra, procure recolher informação sobre outros papeis na empresa e acima de tudo esteja atento às oportunidades internas que possam surgir.
Em última instância, pode ter mesmo de considerar a saída da empresa. Contudo, ao fazê-lo é fundamental ter a certeza que explorou todas as suas alternativas, internamente. Se ponderar sair da Organização, desenhe o seu plano de saída que contempla as suas opções externas.
3. É altura de adaptar o seu estilo?
Neste caso, você gosta do seu papel, da sua Organização, mas o seu desempenho revela estar aquém do desejável. Muitas vezes o baixo desempenho, não está ligado a falta de competências, mas ao estilo através do qual está a entregar a sua proposta de valor, o qual se manifesta desadequado ao perfil dos seus interlocutores ou clientes internos ou externos e ao que o contexto pede. Nestas situações, a adaptação do seu estilo implica em primeiro lugar que você queira fazê-lo e em segundo lugar recorrer a feedback e a coaching para o apoiar nessa mudança.
Todos sentimos necessidade de obter maior satisfação na carreira, através de maiores níveis de responsabilidade ou complexidade, ou ter novos contributos envolvendo o nosso nível de conhecimento e até de especialização. Por isso, as 3 questões são críticas quando:
- Você sente necessidade de mudança
- Presença de fatores externos que exigem mudança
Assim é necessário analisar e alterar com regularidade o seu Modelo de Negócio Pessoal, de forma a:
- Progredir
- Sair
- Alterar o seu estilo
Convido-o a um exercício prático:
1. Desenhe e analise o seu modelo de negócio pessoal (click no link e saiba como fazê-lo)
2. Escolha de entre as 3 questões apresentadas neste artigo, aquela que lhe parece a mais relevante na situação atual em que se encontra. Responda à questão.
3. Agora, responda às outras 2 questões restantes
4. Regresse à questão que escolheu no ponto 2. A sua opinião mantem-se ou algo mudou?
Poderá ter surpresas reveladoras ao realizar este exercício. Quaisquer que sejam as conclusões, pode estar certo que irá ficar com uma nova perspetiva sobre a sua carreira e irá angariar estratégias e argumentos relevantes para poder discutir com as pessoas certas na sua Organização e, desta forma angariar o seu apoio.
Fontes de Informação:
Answering The Three Career Questions: Your LIfetime Career Management System by Bruce Blackstone Hazen (Author), Paperback, 2013
Business Models for Teams by Tim Clark and Bruce Hazen, foreword by Yves Pigneur. Amostra do livro disponível Businessmodelsforteams.com